Quatro fobias mais comuns

Uma fobia caracteriza-se pelo medo irracional de algo, desencadeando sintomas de ansiedade. Entre os mais frequentes estão os suores frios, tremores, aceleração dos batimentos cardíacos, tensão muscular. Por ter estas sensações desagradáveis, a pessoa começa a evitar ao máximo situações que envolvam a sua fobia, sendo, nesta fase, que geralmente sente necessidade de procurar ajuda especializada.

Algumas fobias comuns são:

Fobia Social: Também conhecida por Ansiedade Social refere-se ao medo relativo à interação com outras pessoas. A pessoa perceciona ou receia um julgamento e avaliações negativas constantes por partes dos outros. Para além de baixa autoestima, o indivíduo pode ter medo de ser agredido ou envergonhado em público. Desta forma, sente ansiedade, com possível aumento do ritmo cardíaco, suores, dificuldade em respirar, “gaguez”, entre outros sintomas, o que pode levar a que a pessoa tenha a sua vida social condicionada e que possa experienciar estados depressivos.

Agorafobia: Medo de estar em ambientes desconhecidos ou em espaços em que percecione não conseguir sair, sofrendo ataques de pânico e outros sintomas incapacitantes. Isto pode suceder no trânsito, em meios de transporte, ao permanecer numa fila mesmo em espaços amplos e abertos, em espaços cheios. Só a ideia de ir para estes contextos pode desencadear os sintomas. Esta fobia afeta bastante a qualidade de vida de quem a experiencie.

Claustrofobia: Medo de estar em locais fechados, como o elevador, acreditando que o espaço se vai tornar cada vez mais pequeno, levando a sintomas diversos incomodativos associados à ansiedade. Este medo pode estar associado a vivências ou desencadeantes da infância.

Coulrofobia: Medo de palhaços despoletado pelo desconhecimento de quem possa estar atrás da máscara, que provoca insegurança. Para além disto, a pessoa também pode ter uma representação negativa de que os palhaços são maus devido a associações feitas na televisão ou no cinema. Pessoas que vivenciam este medo sentem grande irritação, gritam, choram, podem ficar enjoadas e com a respiração acelerada quando um palhaço ou sua representação estão presentes.

0 comments on “Quatro fobias mais comuns

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: