Tenho Depressão ou Estou Triste?

A Tristeza e a Depressão têm algumas semelhanças podendo gerar dificuldade em distingui-las, no entanto, existem diferenças importantes a ter em conta. 

A tristeza é uma emoção básica que não precisa de tratamento, pois é passageira (pode durar horas ou alguns dias). Todos nós experienciamos tristeza, seja por estarmos envolvidos em algum conflito interpessoal, por alguma perda de uma pessoa querida, pelo término de um relacionamento, perda de estatuto ou até mesmo de bens. Embora a tristeza seja um sintoma da Depressão, por si só, não chega para haver um diagnóstico.

A Depressão é uma Perturbação Psicológica que envolve uma tristeza profunda vivida com intensidade muito elevada, desproporcional e que é persistente ao longo do tempo, sem que, por vezes, haja uma causa em concreto. Quando está presente, provoca desinteresse por atividades que antes eram apreciadas, afeta a rotina diária, podendo interferir com a vida familiar, escolar e/ou profissional, leva a pensamento negativos e a perdas de concentração, sendo necessário um acompanhamento clínico por parte de um psiquiatra e de um psicólogo. Uma depressão deve ter uma intervenção tão breve quanto possível.

0 comments on “Tenho Depressão ou Estou Triste?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: