Luto Infantil

O luto é um processo emocional que inicia após uma perda significativa. Esta perda pode ocorrer após a morte de alguma pessoa ou animal, mas também pode estar relacionado com o término de uma relação amorosa ou de amizade, perda ou danificação de objetos com elevado significado para o indivíduo, por exemplo.

Este processo, geralmente, está associado a momentos de grande sofrimento para aqueles que já têm idade suficiente para entender a perda, no entanto, viver a perda e falar sobre ela não é tarefa fácil em nenhuma etapa de vida. Para uma criança que ainda está a explorar e a apreender o que a rodeia, assim como as suas emoções, isto pode ser ainda mais doloroso.  Esta pode ainda não ter maturidade suficiente para perceber que é capaz de sobreviver sem a presença de algum dos cuidadores ou que após a morte a pessoa não irá mais voltar.  

Algumas das emoções mais comuns sentidas pelas crianças após a morte de alguém são a tristeza, a raiva, o medo de ser deixada sozinha ou que os pais também venham a morrer e, por vezes, o sentimento de culpa por pensar que causou a morte.

Estas podem demonstrar interesse em saber o que aconteceu, como e a razão do falecimento, no entanto, as suas dúvida não costumam obter resposta, o que dificulta ainda mais todo o processo. Para os familiares a comunicação da morte de alguém querido à criança é um momento difícil, por vezes, não permitem que este participe nos rituais fúnebres, ficam sem saber como reagir, pois estão também a lidar com o próprio sofrimento, o que faz com que não passem informações claras às crianças. A informação que costuma ser transmitida é que a pessoa foi para o céu, que foi viajar ou que a pessoa está a dormir. No entanto, a criança pode associar que se a criança foi ao céu ou se foi viajar que vai voltar e que é apenas uma questão de tempo até que isso aconteça, ou então ainda se pode dar o caso de a criança ganhar medo da hora do deitar, percecionando-o como algo perigoso, pois fica com medo de não voltar a acordar em semelhança ao que aconteceu à outra pessoa como lhe foi indicado.

Caso se observe que este processo de luto vivenciado pela criança está a ser problemático ou muito duradouro pode-se recorrer a ajuda psicológica. Trabalhar o luto envolve trabalhar a facilitação e expressão emocional relacionada com a perda, algo difícil para a criança e sua família, mas necessário para que ocorra a aceitação e integração da perda e consequente adaptação à mudança.

0 comments on “Luto Infantil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: